
No entanto, quando você não tem essa consciência e conhecimento sobre as associações e o sistema de recompensas, a tendência é agir de forma a obter prazer e evitar a dor. Dessa forma, adquire hábitos nocivos à saúde, procrastina, não consegue alcançar os seus objetivos, se envolvem em vícios e outras atitudes negativas. Quanto mais cedemos aos prazeres imediatos, mais complicado se tonar conquistar algo ou mudar padrões negativos.
De uma forma bem simplista, a ideia é você ter bem claro os seus objetivos de onde deseja chegar , criar as metas e pequenas recompensas, coisas que te proporcionem prazer ao longo da caminhada e assim liberar pequenas doses de dopamina. Assim será possível desassociar da ideia negativa e da dor na execução da tarefa proposta.
Os seus resultados vão depender se você foca no negativo ou no positivo. Dê uma olhada aqui abaixo o que acontece quando você foca no positivo – usa o sistema de recompensa a seu favor, e quando você foca no negativo – se entrega aos prazeres imediatos:
