Sabemos que nesse momento existem pessoas com dificuldades de enxergar uma luz no fim do túnel. Por isso, estamos disponíveis para ajudar quem precisa, sobretudo nesse período tão importante que é o Setembro Amarelo.
Você sabe o que significa? Escolhi especialmente a data de hoje para comentar sobre esse assunto.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. E hoje, 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
É importante lembrar que os números no Brasil e no mundo são alarmantes quando se trata do tema suicídio, cerca de 12 mil mortes são registradas todos os anos no Brasil (Ministério da Sáude) e cerca de 800 mil no mundo (OMS). No entanto, estudos indicam que 90% dos suicídios poderiam ser evitados. E o suicídio ainda é um tabu, o que dificulta ainda mais abordar o assunto com outras pessoas.
Então, vamos todos ajudar: converse, acolha, ouça! E quem precisar, não hesite em pedir ajuda. Por isso, é imprescindível que caso você conheça alguém que está passando por momentos difíceis, sofre com depressão, dá sinais de suicídio ou não sabe como acabar com aquela dor; ajude e incentive essa pessoa a procurar auxílio de um profissional da saúde mental. Falar com alguém, conversar sobre o que está sentindo é uma excelente maneira de começar. E nós, da Meus Miolos, também estamos aqui prontas para te ouvir, conversar e te ajudar.
Em situações de emergência, essas pessoas também podem procurar pelo Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional feito por profissionais através do telefone 188, que está disponível 24 horas por dia ou através de um chat. Para saber mais, acesse: https://www.setembroamarelo.org.br/
Faça sua parte, compartilhe a informação, ajude a divulgar a campanha! Dessa maneira, podemos salvar vidas.