Tópicos desse artigo:

 

Hoje, dia 15 de abril é comemorado o Dia Mundial da Arte. Esse dia foi decretado pela Associação Internacional de Arte (IAA), a fim de promover a conscientização da atividade criativa no mundo.

A data escolhida é em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos artistas mais conhecidos até hoje. Nas palavras dele: “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. Essa frase nos faz refletir sobre a importância da arte para compreendermos melhor o mundo e expressarmos os nossos sentimentos mais íntimos.

Muitas pessoas me procuram preocupadas em saber como garantir ou manter a mente sã durante a pandemia. A livre expressão das emoções por meio das práticas artísticas e corporais pode ser uma boa solução.

A arte, ás vezes pouco valorizada, desempenha um papel importantíssimo para a nossa saúde mental e física. Atividades como dançar, cantar, pintar, escrever e outras possuem forte capacidade terapêutica e por isso devem estar mais presentes em nosso cotidiano.

Para começar, a arte é uma forma de expressão e uma maneira que muitas pessoas encontram para se comunicar com o restante do mundo. E através de pincéis, desenhos, cerâmicas, contação de histórias, composições musicais que as suas identidades e expressões vão ganhando materialidade.

Até nos casos de pessoas que apresentam diagnósticos psiquiátricos mais graves e complexos, a arte é indicada e é uma forma de tratamento eficaz. Esse resultado foi demonstrado em uma pesquisa realizada pela psiquiatra e terapeuta brasileira, Nise da Silveira, em 1940 e só reforça que todas essas pessoas têm algo a dizer e que essa pode ser uma ótima forma de exteriorizar.

Além disso, um relatório da OMS, divulgado em 2019, demonstrou que atividades artísticas podem prevenir e tratar problemas físicos e mentais desde o nascimento, além de apoiar os cuidados no final da vida.

Como se não bastassem todos esses benefícios, não há dúvidas de que a arte consegue transformar ambientes e fazer com que nossa vida seja mais alegre, nos auxiliando a alcançar mais facilmente o estado de flow e a realização pessoal e profissional.

Conheça os benefícios da arte para a nossa saúde mental:

  • A arte possibilita que sentimentos e ideias sejam expressados;
  • Provoca o alívio de sintomas de transtornos como ansiedade e a depressão;
  • Contribui para reduzir os níveis de estresse;
  • É uma forma de exercitar a nossa mente;
  • Auxilia as pessoas a alcançarem o estado de FLOW.

Já sabia desses benefícios? Comente neste post qual a sua forma de arte favorita ou se você conheceu alguma atividade artística durante a pandemia.

Diante disso, vocês já perceberam a relevância da arte, que vai além de expressar nossos sentimentos, as atividades artísticas podem prevenir e auxiliar tratamentos de ordem física e mental.

Muitos estudos mostram que a prática da arte possui alguns dos benefícios da meditação e pode ajudar aliviar a mente dos problemas diários – diminuindo a pressão sanguínea, desacelerando a pulsação e a respiração, fazendo com que o indivíduo fique mais consciente do momento presente.

Então, aproveite esse momento e faça um exercício cerebral. Identifique os artistas nesta imagem e divirta-se!

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos