Tópicos desse artigo:
O Dia Mundial do Combate ao Estresse é importante para alertar as pessoas sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado. Afinal, a partir do autoconhecimento, é possível entender os fatores causadores do estresse e, a partir do conhecimento de técnicas e estratégias, aprender a lidar com as emoções e com o estresse de maneira mais adequada.
O autocuidado é uma forma de se acolher, é buscar maneiras e praticar atividades que possibilitem combater esse mal que atinge 70% da população brasileira, de acordo a ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).
Com quase 2 anos de pandemia do Coronavírus no Brasil, o cenário da saúde mental ainda é desafiador para grande parte da população global. Por isso, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado em 23 de setembro, nunca foi tão relevante!
Esse foi o tema do artigo “Gestão do estresse em quatro etapas”, do livro recente Somos parte de uma grande história, do qual sou coautora.
Por isso, separamos algumas dicas para você :
- Cuide do seu corpo: inclua na sua rotina exercícios físicos, alimentação saudável, água na quantidade adequada, pausas, movimento e relaxamento.
- Cuide da sua mente: inclua na sua rotina práticas de respiração consciente, yoga, meditação e ginástica cerebral.
- Cuide das suas emoções: estimule emoções positivas, dê risadas, cultive bons relacionamentos, pratique a gratidão, valorize as pequenas coisas, aprecie o belo, contemple e conecte-se com a natureza.
- Pratique o autocuidado: inclua na sua rotina ações de autocuidado que não necessariamente estão relacionados ao cultivo da beleza. Então, se acolha e seja gentil consigo, aceite as suas imperfeições, invista em autoconhecimento, desenvolva habilidades e permita-se viver leve e feliz.
- Organize o seu tempo: inclua na sua rotina o planejamento das suas atividades diárias, estabelecendo metas tanto pessoais como profissionais. Depois, faça os ajustes necessários.
- Celebre: inclua na sua rotina a comemoração e a celebração das pequenas metas alcançadas.
Gostou das dicas? Que tal começar agora esse movimento para combater o stress?
Compartilhe nas redes sociais:
Isabela Capelão
Sou geminiana, mais autoral do que normal, espontânea, autêntica e eclética. Sou engenheira de formação, coach, terapeuta e palestrante de coração, empresária por opção, e amante das palavras e da comunicação. Fascinada por desafios. Adoro fazer grandes esforços e vencer no final!