O Dia Internacional da Saúde Mental é um ótimo lembrete para discutirmos sobre a importância de cuidar da mente.
Após a pandemia, você percebeu que mais pessoas do seu ciclo social estão com sintomas de ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros quadros clínicos relacionados à saúde mental? Pode até ser você.
Empresários e profissionais autônomos muitas vezes não encontram tempo para descansar, parar ou tirar férias, devido à grande responsabilidade ou micro gestão. Como não trabalham no regime da CLT, a sobrecarga de trabalho é muito maior, assim como a dedicação e a preocupação. Dessa forma, os rendimentos financeiros são proporcionais a quantidade de trabalho e nada de férias remuneradas e tranquilidade.
Muitos pensam que não tem outra alternativa a não ser adiar as férias e descansos até um momento que seja possível. Porém, esse dia as vezes pode nunca chegar. Então, o que fazer?
Algumas ações que podem ajudar a manter a saúde mental:
– Aprender a delegar e definir as tarefas que podem ser delegadas e para quem;
– Programar férias e descansos periódicos e se comprometer com as datas;
– Durante um longo projeto, definir períodos de descanso, que servem como ócio criativo;
– Monitorar o seu corpo e os sinais indicadores de que tem algo em desequilíbrio;
– Manter um dia a dia com hábitos saudáveis;
– Deixar claro para quê faz o que faz;
– Encontrar formas de rendimento que não dependa o tempo todo de você : ativos que rendem sem que dependa das suas horas de trabalho;
– Livrar-se do perfeccionismo, da autocobrança exagerada e permitir-se ser humano;
– Evitar comparações desproporcionais ou fora de propósito;
Então, eu te convido a exercer um papel fundamental na vida de várias pessoas, sobretudo aquelas do seu entorno, estimulando uma conversa e instigando discussões e práticas relacionadas à saúde mental.
Seja de forma virtual ou cara a cara, sejam empresários, profissionais autônomos, donas de casa, aposentados ou que exerça qualquer outra atividade ou profissão, vamos fazer com que outras pessoas conheçam as vantagens e maneiras de cuidar dos seus miolos e ter mais saúde mental. Tenho postado muito conteúdo sobre esse assunto aqui no blog e nas redes sociais e hoje selecionei algumas dicas especiais para você anotar aí no seu caderno!
- Escreva em um papel, todos os dias antes de dormir, pelo menos 3 desejos e metas para o dia seguinte;
- Pratique Atenção Plena – Mindfulness e/ou Yoga do riso pelo menos 10 minutos por dia;
- Faça um exercício físico diferente, caso não goste de ir à academia, como pilates, hidroginástica, alguma dança ou artes marciais;
- Tenha uma imagem ou objeto simbólico de algo que te traga paz e coloque em algum local visível da sua casa;
- Experimente fazer terapia de diversos tipos até se identificar com alguma que gere maiores resultados.
Se precisar, procure ajuda profissional, seja para organizar o seu tempo, se cuidar, se programar, mudar o seu estilo de vida, equilibrar vida pessoal e profissional e tudo mais!
Cuidar da saúde mental é direito e dever de todos. E quando fazemos isso em sociedade, contribuímos para uma humanidade mais igualitária, equilibrada e justa. Principalmente porque muitos não tem acesso a essas informações.
♻️ Compartilhe com os seus amigos e faça a sua parte!