A compaixão é um sentimento de grande importância, pois beneficia a nós mesmos e o coletivo.
De acordo com o dicionário, compaixão é um substantivo feminino e se traduz como um sentimento piedoso de simpatia com o outro, acompanhado do desejo de suavizar o sofrimento. É o impulso altruísta de ternura com uma pessoa ou consigo mesmo – autocompaixão.
A etimologia da palavra compaixão, ou seja, a sua origem deriva do latim ” compassio,onis” , que significa sofrimento coletivo, comunidade de sentimentos.
Então, o sentimento de compaixão envolve solidariedade, altruísmo, empatia, bondade e amor a si e ao próximo. E dessa forma construímos relações mais sólidas, verdadeiras e felizes. 😁
Além disso, ao agir com compaixão, compreendemos mais o outro, adquirimos a capacidade de pensar no todo e, assim, aumentar o bem-estar e a sensação de paz. Isso contribui para um mundo com mais humanidade, coletividade e menos guerras.
Tudo começa com a prática da autocompaixão, pois quando aprendemos a encarar os problemas de forma mais leve e sem tantas autocobranças, aceitamos a nossa vulnerabilidade como ser humano e a do outro com mais facilidade.
Dessa forma, abrimos a nossa visão para lidar com as questões, tomar atitudes e decisões que impactam todos ao nosso redor, tendo consciência disso.
👇 Agora, me conta: como você acha que estaria o mundo ao nosso entorno se existisse mais compaixão, se as pessoas pensassem no coletivo? Comente aqui abaixo!