O vazio emocional é uma experiência que, às vezes, sentimos após a morte de uma pessoa querida, após o fim de um relacionamento, após uma decepção, em épocas de transição, períodos de mudança ou pela falta de proteção , afeto e amor.
Diante desse vazio emocional a pessoa sente como se lhe faltasse uma parte ou alguma coisa. Para preencher o vazio emocional e se sentirem completas, muitas pessoas acumulam coisas, compram, comem, bebem, fazem sexo, gastam dinheiro em excesso, usam drogas ou outros vícios. Algumas pessoas manipulam as outras para mantê-las próximas com a ideia de que assim terão o afeto e o amor supridos, o que é ruim para ambas as partes e cria relações controladoras e disfuncionais.
O vazio emocional é como se fosse uma ferida aberta. Precisa ser preenchida com algo e acaba sendo uma destas mencionadas acima, as saídas encontradas. No entanto, essas são apenas distrações inconscientes para evitar a dor e a ilusão de que isso irá substituir o afeto, o amor ou a falta de alguém. O vazio continua lá………
O impacto deste vazio é grande em diversas áreas da vida: nos relacionamentos familiares, entre amigos, colegas, trabalho, nos relacionamentos amorosos e na sexualidade, na carreira, na conquista dos seus objetivos, nas finanças, na saúde física e mental. Tudo depende em qual grau ele está presente em sua vida. Pode ser que você já esteja sentindo e carregando esse peso há muito tempo sem perceber do que se trata e sofrendo as consequências.
E o pior ? O vazio e a tristeza aumentam….. E o melhor? a auto consciência é um grande passo.
Então, o que fazer? Seguem abaixo algumas dicas para você superar esse vazio emocional:
- É preciso entender o verdadeiro motivo pelo qual esse vazio se fez presente em sua vida e encontrar outras maneiras mais positivas e saudáveis de preenchê-lo;
- Afastar-se daquilo que lhe faz mal;
- Exercitar a autocompaixão, ações de autocuidado e de resgate do amor próprio são boas alternativas;
- A terapia com um profissional da saúde mental é de grande ajuda.
Eu não sei se você sabe, mas eu conduzo um podcast junto à Rádio Jovem Pan BH, o Divã Jovem Pan. Eu te convido a conferir no Spotify ou no Deezer os episódios e gostaria de compartilhar um em especial, clique aqui para ouvir.
Este conteúdo foi útil e esclarecedor para você ? Comente aqui!
Uma resposta
Me ajudou estou com o emocional abalado