
Muitos são os estudiosos que buscaram compreender a felicidade, mas ainda não existe consenso ou uma fórmula comprovada para que as pessoas vivam com mais qualidade de vida e de maneira mais harmoniosa.
Na abordagem proposta pela chamada psicologia positiva, os pesquisadores entendem que estudar os aspectos saudáveis dos seres humanos pode ser um caminho interessante para isso. Analisando condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e comunidades, Dra. Barbara Fredrickson, pesquisadora, Ph.D e professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte (EUA), propôs a teoria das emoções positivas.
Confira neste texto quais são as emoções positivas e como elas contribuem para sua qualidade de vida.
A psicologia positiva é uma área de estudo que tem se destacado nos últimos anos, sobretudo relacionados à saúde mental e ao bem-estar. Ela se diferenciou ao analisar as experiências positivas como contentamento, satisfação, otimismo, esperança e alegria e entender suas motivações, deixando de focar apenas nos problemas e doenças.
Esses estudos ainda são relativamente novos. Foi um desafio desmistificar os estudos da mente e provar que algumas intervenções são capazes de melhorar, e muito, a sua qualidade de vida das pessoas.
A importância da psicologia positiva se dá principalmente pela busca de estratégias, conhecimentos e informações que possam ajudar as pessoas a viverem de uma maneira mais consistente, feliz e harmoniosa. Isso não significa uma vida isenta de tristezas, mas saber lidar melhor com os problemas, superá-los e crescer com eles.
Pensando em todos esses aspectos, a Dra. Barbara Fredrickson se interessou por essa abordagem da psicologia e desenvolveu a teoria das emoções positivas. A professora apostou nesses estudos da psicologia positiva, pois ela entendeu que estudar emoções positivas seria um caminho interessante para construir felicidade. E suas pesquisas comprovaram que, para elevarmos nosso bem-estar no dia a dia, precisamos de uma proporção de três emoções positivas para uma emoção negativa.
As 10 emoções-chave da psicologia positiva
Mas quais são as emoções positivas? Ela definiu dez emoções-chave. Veja no próximo tópico quais são elas e quais as características de cada uma.
1- Alegria
A alegria está entre as emoções mais conhecidas. Ela nos causa uma sensação de entusiasmo e nos deixa mais bem-humorados. Geralmente ocorre quando algum acontecimento corresponde ou supera as nossas expectativas.
2- Gratidão
É a capacidade de reconhecer e agradecer pelas situações e dádivas que a vida nos proporcionou. Isso faz com que busquemos cada vez mais situações positivas, além do desejo de retribuir aquilo que consideramos um presente.
3- Serenidade
A serenidade é uma emoção ligada à sensação de segurança e de uma satisfação prolongada, que proporciona uma leveza interior. Geralmente é alcançada após uma pausa nos pensamentos, nas ações desenfreadas e a uma conexão maior com o seu íntimo.
4- Inspiração
Já no caso da inspiração, tem muito a ver com a vontade, a superação, algo que nos motiva a agir, buscando ser cada vez melhor.
5- Orgulho
Está ligado ao nosso senso de realização, de valorizar o que foi feito por nós ou por nossa equipe. Essa emoção nos ajuda a chegar mais longe e sonhar mais alto, porque sabemos que o resultado dessa ação foi positivo.
6- Diversão
A diversão se assemelha um pouco à alegria porque está ligada ao humor e à euforia. No entanto, a diferença principal é o componente social. Na diversão queremos compartilhar os momentos com pessoas queridas. Essa emoção está intimamente relacionada com as brincadeiras de criança e momentos de grande descontração.
7- Esperança
Ao contrário das outras, é uma emoção positiva que surge principalmente nos momentos difíceis. É a capacidade de acreditar que algo bom pode acontecer, mesmo diante das adversidades. Ela é importante porque nos faz desejar profundamente o melhor e nos dá forças para tentar mudar as situações negativas, contribuindo para nos tornar mais ativos e criativos.
8- Amor
Considerada uma das emoções mais importantes, é a responsável por despertar diversas outras emoções positivas. E está ligada principalmente aos relacionamentos e conexões que desenvolvemos com as pessoas.
9- Admiração
A admiração pode ser associada a pessoas e situações. Ela nos permite observar e aprender com o novo. Ficamos deslumbrados ou encantados por uma atitude, uma demonstração de conhecimento ou sabedoria, e até quando estamos contemplando uma bonita paisagem. Assim, passamos a respeitar e considerar mais algo ou alguém.
10- Interesse/Curiosidade
Essa emoção está ligada à vontade de explorar o novo e aprender mais. Ela surge principalmente nas atividades que criam desafios e novas possibilidades. Muitas vezes é usado para expressar curiosidade, ou pode compartilhar do conceito de desafio e motivação intrínseca.
O que a Psicologia Positiva vem comprovando é que as emoções positivas fortalecem a saúde física e mental, proporcionam maior longevidade e bem-estar. Pesquisadores de vários lugares ao redor do mundo têm encontrado uma associação entre emoções positivas e aumento de alguns anos da expectativa de vida.
Além disso, a ampliação da vivência promovida pela emoção positiva ajuda na construção de recursos pessoais, na superação de contratempos futuros e no crescimento a partir deles.
Então, pode-se concluir que as emoções positivas têm um papel importante para o nosso bem-estar.
Comece a se observar, perceba as emoções positivas que estão mais presentes em sua vida e identifique quais delas você precisa estimular.
E como estimular ou evocar essas emoções?
Uma boa técnica é você relembrar um momento em que vivenciou fortemente a emoção que deseja evocar e lembrar-se dos detalhes e de tudo o que sentiu, revivendo como se fosse hoje. E contar para alguém o acontecimento as sensações experimentadas.
No próximo post vamos destacar o interesse ou curiosidade, emoção que nos torna capazes de enfrentar os desafios cada vez mais complexos e buscar sempre por novidades.

Uma resposta
Amei me ajudou muito essa matéria ! Obrigado