Nesse mês de março, o mês das mulheres, vamos aproveitar para comentar em nossas redes um pouco sobre mulheres inspiradoras. A intenção é valorizar as conquistas e a força feminina no cenário mundial em diversos momentos da história. São inúmeras as mulheres, tanto famosas quanto comuns, desde a antiguidade até os momentos atuais, que fizeram a diferença. E milhares ainda estão por vir!
Essa é a vez de Enedina Alves Marques.
Todas as mudanças que ocorreram ao longo dos séculos, relacionadas à independência e ao posicionamento da mulher na sociedade foram graças a mulheres corajosas, que dedicaram parte de suas vidas para mudar a história, apesar das dificuldades.
Entrou para a história do Brasil, como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil.
Disciplinada e inteligente, enfrentou todos os obstáculos que uma sociedade no início do século XX apresentava a uma mulher negra e pobre. Nessa época o mercado de trabalho costumava ser limitado para certos tipos de empregos. Mas isso não fez com que ela desistisse. Em vida, conquistou respeito liderando centenas de operários, técnicos e engenheiros.
Hoje, está imortalizada como a pioneira da engenharia”, gravada no Memorial à Mulher, construído em Curitiba, e em sua homenagem, foi fundado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, empenhado em combater a invisibilidade racial. Certamente, Enedina abriu as portas para uma maior participação da mulher no mercado de trabalho, em especial na engenharia