Tópicos desse artigo:

 

As palavras serão utilizadas em forma de jogos no blog, tornando-se grandes aliadas no exercício da nossa  mente.

E  esses jogos de palavras, assim como outros exercícios que serão apresentados no blog  tem como objetivo manter o nosso cérebro mais ativo e saudável.

palavras6

Hoje o tema do jogo é:  crie novas palavras em seu vocabulário e mude seu estado de espírito!

Como assim? Calma, que eu vou explicar o poder das palavras.

As palavras que usamos em nosso vocabulário controlam a nossa maneira de pensar, de sentir e de agir, ou seja, as palavras são agentes poderosos. O impacto que elas tem em nossas vidas é imenso, pois através delas nos expressamos.

Poucas pessoas conhecem o próprio poder  em usar as palavras a fim de desafiar e fortalecer seu espírito. As palavras que habitualmente utilizamos afetam a comunicação com nós mesmos.

Identifique as palavras que você costuma usar e o que elas provocam em seu estado. Por exemplo, se você diz que está transtornado, irritado, furioso…. que tipo de sentimento terá? Agora imagine que ao invés disso ameniza o vocabulário e utiliza palavras como chateado, um pouco triste, aborrecido…. até o tom em que você pronuncia muda. Faça um teste.

A verdade é que a linguagem que utilizamos é capaz de mudar a forma como nos sentimos. No caso acima, ao invés de se sentir tão transtornado passa a se sentir apenas aborrecido.

No sentido inverso funciona da mesma maneira: você pode ampliar as emoções positivas pela simples mudança da palavra.  Ao invés de dizer apenas que está satisfeito e  que está bem diga que está extasiado, maravilhado, extraordinariamente bem. Percebe como a fisiologia muda? Parece estranho tudo isso, mas é falta de prática, pois usamos apenas uma pequena capacidade de nosso cérebro e da nossa língua portuguesa. Existe uma infinidade de palavras nos esperando.

A maioria das pessoas não tem a percepção desse impacto e nem conhecimento e agora  você  sabe disso e vai ter a oportunidade de exercitar a sua mente e as suas emoções.

O jogo visa a criação por você de novas palavras que tenham o mesmo significado das palavras sugeridas. Não existe resposta certa ou errada.

Pense nas palavras que costuma usar para definir as coisas em sua vida: amplie as positivas e minimize as negativas como foi exemplificado acima. Assim você enfraquece as palavras negativas, tornando-as mais leves e potencializa as positivas, tornando-as extraordinariamente fortes.

Quanto mais palavras você criar, melhor. Mas tente criar pelo menos 5 novas para cada antiga. E depois, comece a praticar no seu dia a dia trocando as palavras que tem costume de usar. Assim, você amplia o seu vocabulário, exercita a sua mente e muda o seu estado de espírito!

Bote os miolos para funcionar que você só tem a se beneficiar!

Divirta-se!

Palavra antiga: Bom
Palavras novas:
 Ótimo
 Excelente
 Maravilhoso
 Extraordinário
 Estupendo

Palavra antiga: Interessante

Palavras novas:

Palavra antiga: Deprimido

Palavras novas:

 chateado

 triste

 aborrecido

Palavra antiga: Péssimo

Palavras novas:

Palavra antiga: Satisfeito

Palavras novas:

Palavra antiga: Irritado

Palavras novas:

Compartilhe nas redes sociais:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos