Tópicos desse artigo:

A febre do momento é esse brinquedo hand spinner e um dos benefícios que consta é o alívio do stress e da ansiedade.

Fico aqui me perguntando se esse alívio do stress e da ansiedade é para os pais das crianças que utilizam o brinquedo…..ou do usuário do brinquedo.

Fato é que minha sobrinha apareceu lá em casa com esse brinquedo e perguntei à ela, que tem 9 anos, se isso realmente alivia a ansiedade…. ela me respondeu que achava que sim, mas que não sabia explicar direito!

Eu tive então a oportunidade de testar e minha conclusão foi que o hand spinner entretém a pessoa, seja criança ou adulto, e a mantém concentrada e focada nele: no movimento e nas cores.

No momento em que nos focamos em algo, esquecemos o restante das coisas, o que nos aflige, as preocupações, as distrações, os automatismos e tudo mais.

Funciona como um estado hipnótico: que é o foco num só ponto, sem perceber e nem se importar com o que acontece à sua volta. Sobretudo quando é algo que nos distrai com cores, movimento…. podendo até ativar a criatividade, fazendo com que as pessoas encontrem outras formas de utilização, sobretudo as crianças, desenvolvendo novos caminhos neurais e portanto servindo também como uma ginástica cerebral , além de nos auxiliar na troca de maus hábitos pela utilização do brinquedo. Alguns benefícios encontrei, então acabei comprando para incluir no meu espaço de atendimento, o Espaço Meus Miolos.

Diante da minha percepção, é um recurso a mais sim para controlar a ansiedade e o stress por um determinado momento e em determinadas situações, porém isso não resolve os sintomas ou mesmo não é o único recurso a ser utilizado, até porque não exitem evidências científicas.

foco5

Isso nos faz atentar para algo muito importante que é o foco, no que estamos nos concentrando em nosso dia-a-dia e se essa habilidade é algo que precisamos desenvolver. Quando eu utilizo a palavra foco, quero dizer concentrar-se no que vai auxiliar no processo de resolução de um problema, por exemplo, e não no problema em si. Quando focamos no passado ou em futuros negativos, perdemos a oportunidade de desenvolver o nosso foco no presente, no positivo, do que há de bom em tal situação, por pior que pareça.

Fica então aqui um convite:  a trabalhar o foco positivo, sair do problema e das adversidades e buscar soluções, utilizando seus recursos internos e a criatividade,  pois a mudança de foco provoca a mudança de estado emocional.

Em resposta à pergunta do título, podemos concluir que tendemos a nos interessar por resultados milagrosos, porém  não existe algo tão simples e fácil que possa resolver e mudar instantaneamente nosso estado emocional, eliminar o stress e a ansiedade ou mesmo qualquer problema. Cabe a cada um questionar-se sobre isso e desenvolver estratégias, habilidades, novas alternativas e pensamentos para lidar com tais situações, para reagir ou agir de maneira diferente. E a outra dica que é para cadastra-se aqui no blog Meus Miolos para acompanhar as dicas e conteúdo e conhecer mais do programa anti-stress Levemente.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos