Assim como cuidar do corpo, cuidar da mente e do cérebro é fundamental. Ele é o centro de controle do corpo, responsável por monitorar o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala, por isso é considerado um dos órgãos mais importantes.
Um cérebro saudável é determinado por fatores biológicos e fisiológicos – genes, hormônios, sistema imunológico, nutrição, exercício e outras opções de estilo de vida. Fatores sociais, psicológicos e ambientais, incluindo relacionamentos, estresse, emoções, mentalidade e circunstâncias externas também contribuem para a saúde do nosso cérebro.
Ele também envelhece e perde a sua capacidade com o tempo, porém graças à neuroplasticidade é possível desenvolvê-lo constantemente. Então, não importa a sua idade, existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar seu raciocínio, memória e aprendizado.
O cérebro é a peça mais fantástica do nosso corpo humano. Desde muito tempo- mais de 10 anos tenho fascínio por essa máquina e estudo o cérebro para entender o impacto que ele tem em todos os sentidos em nossas vidas: emoções, pensamentos, atitudes, sensações, experiências – tudo é processado e armazenado ali dentro.
Isso nos faz pensar o tanto que temos que cuidar da parte mais sofisticada do nosso corpo. Além disso, o mistério e a complexidade em torno dele gera uma curiosidade e uma vontade de entender cada vez mais.
E foi por meio de um acidente vascular cerebral , onde tive lesões do lado esquerdo, na área de linguagem – tive déficit de linguagem oral e escrita, atenção, memória, raciocínio lógico e performance executiva, ou seja, habilidades cognitivas. O tratamento foi reabilitação e eu confesso que desenvolvi mais habilidades que eu tinha anteriormente devido à neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de adaptação e reorganização dos circuitos neurais, que ocorrem durante toda a nossa vida.
Então, tive a oportunidade de conhecer ainda mais o quão maravilhoso é esse órgão do nosso corpo. Não é à toa que a minha marca – Meus Miolos – e o mascote tem a presença de quem? Do cérebro!
A dica da vez é: cuide bem desse órgão fantástico!
Para manter o cérebro saudável e evitar doenças relacionadas à saúde mental, siga os oito hábitos para colocar na sua lista de prioridades:
– Cuide do seu corpo e exercite regularmente;
– Tenha um sono de qualidade: durma em média oito horas por noite e evite estímulos eletrônicos. Mantenha-os desligados;
– Exercite o seu cérebro: faça algo habitual de forma diferente, pratique ginástica cerebral;
– Faça pausas para descanso ao longo do dia;
– Alimente-se bem e de forma saudável, diminua o consumo de açúcar;
– Busque sempre aprender algo novo;
– Evite vícios como cigarro, álcool e outras drogas;
– Cultive relacionamentos positivos.
Anotou? Então pratique, mantenha o cérebro saudável e comente aqui!