O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.
E os dados são alarmantes: cerca de 800.000 mortes por suicídio no mundo por ano, ou seja, mais de uma morte a cada minuto, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Muitas pessoas acabam pensando em suicídio por acreditar ser a única solução em situações de sofrimentos intoleráveis como angústia, pânico, bipolaridade, solidão, depressão e problemas relacionados a dificuldades financeiras ou profissionais e crises nos relacionamentos, bullying, onde a pessoa encontra na morte a única solução.
E por isso é importante aumentar a conscientização das pessoas sobre o suicídio e a depressão. A depressão é uma doença séria e causa muitos danos, tanto para a saúde quanto para os relacionamentos e vida do indivíduo. Apesar disso, é importante saber que a depressão tem cura, deve ser tratada e acompanhada por um psicólogo e psiquiatra.
Falar sobre o suicídio não aumenta o risco da pessoa se matar, segundo especialistas. O mais importante é ouvir e conversar com a pessoa e encaminhá-la para tratamento e profissionais adequados, para que assim consiga enfrentar as dores e problemas e encontrar outras saídas alternativas.
Existem também outras técnicas , como a Psicologia Positiva e o Yoga do Riso que, por meio do estímulo de emoções positivas e de risadas se tornam muito eficazes para prevenir e reduzir os sintomas da depressão e recaídas.
Então, nesse mês de setembro aproveito para compartilhar informações e apoio. Compartilhe você também para conscientizar o maior número de pessoas a buscar ajuda e apoio de profissionais, familiares e amigos.