Você sabia que os neurotransmissores são mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios e outras células do corpo? Eles podem afetar uma variedade de funções físicas e psicológicas, como frequência cardíaca, sono, apetite, humor, estresse e medo.
A dose de energia positiva de hoje é: conheça e ative os 4 neurotransmissores: quarteto da felicidade.
Assista o vídeo agora:
Dopamina, Serotonina, Endorfina e Ocitocina são neurotransmissores considerados protagonistas dos momentos felizes.
A dopamina e a serotonina são os neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar, agindo diretamente nas funções vitais. Elas têm um impacto grande sobre a motivação, disposição e produtividade dos indivíduos, e baixos níveis desses neurotransmissores podem causar apatia, alterações no sono e no humor, além de falta de concentração, desânimo e incapacidade de sentir prazer.
– Dopamina
O que é: responsável por funções como atividade motora, motivação, sensação de recompensa e prazer, comportamento e atenção. Essa substância motiva e impulsiona o indivíduo para ação em direção às suas metas.
Como ativar: Pratique exercícios físicos, Exponha-se ao sol e à natureza, ouça música, pratique meditação, aprenda algo novo.
A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas. E celebrar quando atingi-las.
Refeições ricas em nutrientes como tirosina, ácidos graxos, ômega 3 e aminoácidos, presentes em frutas, legumes, peixes e ovos também agem elevando os níveis de dopamina.
– Ocitocina
O que é: É um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais. As sensações de segurança e confiança que nascem quando estamos com a família, os amigos se devem à ocitocina, conhecida como o hormônio do amor e dos laços afetivos.
Como ativar: Abrace uma pessoa especial, troque afeto, conecte-se com as pessoas. Abraçar, fazer contato visual / olhar, dar ou receber um cafuné são maneiras simples de se aumentar a ocitocina. Dar ou receber presentes, fazer o bem ao outro também são exemplos de estimular o cérebro a liberar ocitocina.
– Endorfina:
O que é: são considerados os analgésicos naturais, aliviando as tensões musculares, controlando a dor e regulando a liberação de outras substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.
Como ativar: Aprecie a natureza (um passeio no parque, um mergulho no mar ou passeio no mato, numa cachoeira), lembre-se de momentos alegres, pratique a gratidão, dê risadas e gargalhadas, pratique exercícios físicos aeróbicos, tenha relações íntimas, sexuais saudáveis, receba uma massagem.
– Serotonina
O que é: A serotonina, também conhecida como hormônio do bem-estar, desempenha muitas tarefas no organismo, tais como: regulagem do humor, do apetite, do sono, da libido e até do ritmo cardíaco. Associada à felicidade,
Como ativar: Enxergue a realidade de maneira positiva, invista no autocuidado, tome sol diariamente (15 minutos por dia), pratique atividades físicas / mexa o corpo,
O quarteto da felicidade é acionado quando a mente detecta uma situação favorável e desligado em seguida – é por isso que o prazer e a excitação permanecem por poucas horas ou só alguns minutos.