Tópicos desse artigo:

 

Vez ou outra, você se pega com questionamentos do tipo: o que me move, qual o meu propósito de vida, por que eu faço ou que eu faço, qual o sentido da vida, qual a minha missão de vida? 🤔

Encontrar o propósito de vida pode parecer algo meio clichê, já que muitos falam por aí sobre esse assunto como se fosse algo muito fácil ou até obrigatório. Porém, achar o nosso propósito de vida não é uma tarefa tão simples e também é algo que vem de dentro.

A questão é que o nosso propósito de vida funciona como uma bússola, que nos localiza e nos orienta para a direção na qual seguir. E também pode funcionar como uma força motriz, que nos impulsiona a agir em direção aos nossos objetivos e sonhos.

Propósito de vida é sentir-se parte de algo maior, é conectar-se com as pessoas, é contribuir com a sociedade ou comunidade a partir do uso das suas forças, habilidades e talentos.

Quando encontramos o nosso propósito, atribuímos significado à nossa existência, o que pode evitar a depressão, o vazio existencial e abre um espaço maior para viver de forma mais leve e feliz.

O professor e médico psiquiatra Viktor Frankl, após sobreviver aos horrores dos campos de concentração nazistas, escreveu o livro “Em busca de sentido”, criou a Logoterapia e a teoria sobre o sentido da vida. Ele relata que não podemos evitar o sofrimento, porém podemos escolher como vamos lidar com ele e encontrar um sentido nisso. E ainda evidencia a capacidade do ser humano de enfrentar e superar as piores situações possíveis, ou seja, a responsabilidade é do próprio indivíduo.

Por isso, é importante ter um propósito, pois quando existe um porquê viver, um sentido maior da vida, enfrentamos quaisquer situações difíceis. E essa se torna uma razão forte para seguir em frente. Além disso, a consciência da finitude nos faz pensar com mais responsabilidade sobre o sentido da vida.

Então, vale a pena investir tempo e energia nessa tarefa, já que ir atrás do nosso propósito gera benefícios em diversas áreas da vida.

Mas como fazer isso?

Separe um tempo em que possa ficar sozinho, um espaço confortável e elementos que contribuam para esse momento como por exemplo uma música, vela, incenso ou qualquer outra coisa a seu gosto para fazer os exercícios a seguir.

Vou apresentar a você, de forma resumida, o IKIGAI.

Ikigai, conceito de origem japonesa, explica e foca na nossa razão de existir, qual é o motivo que nos faz levantar todos os dias e seguir em frente, apesar de todas as circunstâncias.

De acordo com a imagem acima, você define e identifica o seu Ikigai a partir da intersecção entre os seguintes pontos: as suas aptidões – o que você faz bem; as suas paixões – o que você gosta de fazer; o que o mundo precisa – quais as oportunidades que contribuem com um mundo melhor; quais as opções de trabalho ou carreira que gerem remuneração – pelo que você pode ser pago.

Fica a dica de buscar o conteúdo completo sobre o IKIGAI, para ajudá-lo nessa descoberta do seu propósito de vida. Além de acessar o conteúdo e realizar o exercício, eu te convido a refletir e responder sinceramente às seguintes questões abaixo.

  • O que te move, o que te motiva?
  • O que você ama fazer e que, quando está envolvido nessa atividade, não sente o tempo passar?
  • Quais são seus principais valores, ou seja, quais as três coisas mais importantes para você?
  • Para quê você faz tudo o que faz? Responda 5 vezes para quê.
  • O que você quer deixar para as gerações futuras, qual legado ou contribuição?
  • De que forma você quer ser lembrado(a)?

Apenas um, dois ou alguns posts não seriam suficientes para te conduzir nesse caminho em direção ao seu propósito de vida e realização.

Para que esse processo de encontrar o propósito de vida seja mais preciso, é importante a utilização combinada de um mapa e um guia, para te conduzir nesse caminho até o destino dos seus sonhos.

Conheça a Jornada Mapa da Vida, uma viagem pelo autoconhecimento com destino a uma vida mais feliz, leve e realizada.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos