A terapia do riso ou risoterapia é uma técnica antiga e utiliza métodos simples e prazerosas, como respiração, mímicas e sons que provocam risadas, ocorre o desbloqueio de sensações e emoções que ficaram registradas em nosso corpo.
Eu, Isabela Capelão, sou uma estudiosa do comportamento humano, treinadora e já realizei vivências, conheço os métodos e benefícios da terapia do riso, que englobam técnicas de várias áreas como psicologia positiva, programação neurolinguística, gerenciamento do stress, hipnose e outras.
Algumas empresas já se aderiram a essa atitude de proporcionar risadas e bom humor dentro da organização, devido aos benefícios cientificamente registrados. A Ormimáquinas, empresa localizada em Belo Horizonte, felizmente é uma delas e afirmo que esse tipo de trabalho contribui para o aumento do controle emocional, que é importante para o sucesso profissional e pessoal.
Muitos podem pensar que esse tipo de atividade é apenas uma distração e destinada a alguns níveis hierárquicos ou perfis de pessoas dentro de uma organização ou somente como cura para aqueles que estão doentes. Trata-se de mudar um padrão emocional e muitas vezes até cultural, de trocar crenças de que rir demonstra falta de seriedade ou falta de comprometimento nos negócios .
Ao contrário: a vida se torna muito mais fácil quando sorrimos!
Confira os benefícios dessa prática:
– aumenta a capacidade de tomar decisões conscientes;
– proporciona o autoconhecimento e a autopercepção;
– estimula o controle emocional;
– libera emoções, elimina o medo de sentir;
– proporciona tranquilidade, alívio do estresse e da ansiedade;
– aumenta a vitalidade e a motivação;
– aumenta o clima e a interação entre as pessoas no ambiente de trabalho;
– aumenta o nível de produtividade e criatividade;
– proporciona melhoria na qualidade de vida.
Além disso, estudiosos afirmam que boas risadas ajudam na prevenção de doenças e é um complemento na conquista do bem-estar físico e psíquico do indivíduo.
Explicando cientificamente, o riso promove maior oxigenação e envia um sinal ao cérebro, por meio do hipotálamo para que ele produza uma quantidade de substâncias, as endorfinas, que proporcionam ao organismo a sensação de prazer e alívio das tensões e dores, através do seu efeito analgésico e terapêutico. Nesse momento, o indivíduo não pensa mais em nada e deixa um pouco o racional de lado, trabalhando o lado direito do cérebro e estimulando a criatividade.
Importante salientar que o riso inadequado, em ambientes ou situações fora do contexto da terapia, críticos ou ofensivos, podem ser uma desvantagem para o indivíduo e distrair o colaborador em ambientes de trabalho.
Acompanhe alguns trechos em dois vídeos da atividade Terapia do Riso realizada por Isabela Capelão na Semana da saúde e bem-estar.
Aproveite para dar boas risadas! Se quiser saber mais ou contratar para a sua empresa, entre em contato.
Uma resposta
Adorei a terapia do riso. A semana da saúde e bem- estar também