Tópicos desse artigo:

 

A gestão das emoções é a capacidade de observar, avaliar, controlar e expressar os próprios sentimentos. No entanto, ser capaz de entender suas próprias emoções e se controlar para não se prejudicar ao expressá-las é algo bastante complicado. Uma boa analogia é o filme de animação da Disney Divertidamente (2015), que mostra as emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva e aversão), a dificuldade de controlá-las e a importância de todas elas, em determinada medida, para as nossas vidas.

Grandes especialistas ressaltam a importância da gestão das emoções. O psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, aponta que a gestão das emoções pode ter muitos benefícios como: combater o estresse, a ansiedade, a baixa autoestima, os problemas de relacionamentos, os medos, e, assim, transformar a vida das pessoas para melhor, definitivamente.

Já o Neurocientista Pedro Calabrez, afirma que o cérebro é a raiz dos comportamentos e que seu funcionamento influencia diretamente nas emoções, por isso, entendê-los é o ponto de partida para qualquer mudança de vida que você deseja.

Benefícios da gestão das emoções

Uma boa gestão das emoções pode exercer uma influência poderosa sobre a saúde, o bem-estar e a felicidade do indivíduo, como atestam as evidências médicas e científicas. Alguns dos benefícios são: administrar o estresse, a ansiedade, a baixa autoestima, os problemas de relacionamentos, os medos, e, assim, transformar sua vida para muito melhor. O cérebro é a raiz dos comportamentos e o seu funcionamento afeta diretamente as emoções, por isso entendê-lo é o ponto de partida para qualquer mudança de vida que você deseja.

O professor da felicidade de Harvard Tal Be-Shahar afirma que existem dois tipos de pessoas que não sentem dor emocional às vezes, seja raiva, medo, tristeza, angústia, frustração, ansiedade. Essas pessoas são os psicopatas e os mortos.  Então, a forma mais importante de lidar com a dor e o sofrimento é a aceitação, ou seja, a permissão para ser humano.

Os benefícios da gestão de emoções também se estendem à vida profissional, já que ela é mais valorizada pelas empresas do que o QI (pesquisa da CareerBuilder).

Para gerir as suas emoções, nós da Meus Miolos preparamos uma série de conteúdos para te ajudar a enfrentar seus medos, administrar pensamentos negativos, aliviar a raiva, dosar seus momentos de euforia e tristeza e dessa forma, melhorar sua saúde mental, sua qualidade de vida e seus relacionamento. Além disso, disponibilizamos de soluções individuais e em grupo como programas de qualidade de vida, de gestão do estresse e das emoções.  Que tal mudar a sua vida para outro patamar?

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos