Nossos objetivos nem sempre são alcançados por uma série de motivos, porém quando desmembramos os objetivos em metas SMART, a porcentagem de realização aumenta consideravelmente. Além disso, essa técnica pode ser aplicada para qualquer tipo de objetivo, tanto pessoal quanto profissional, por exemplo se deseja emagrecer ou se deseja aumentar suas vendas.
As metas SMART são construídas de forma a se considerar 5 atributos:
S (ESPECÍFICO): O primeiro passo para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica, ou seja, bem detalhada e clara.
Para auxiliar nesse processo, responda às seguintes perguntas:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Quem é o responsável por ela?
- Onde ela deve ser realizada?
- Como ela será alcançada?
- Para que ela existe?
M (MENSURÁVEL): As metas precisam ser mensuradas. Para isso, identifique o resultado esperado e quanto tempo para concretizá-lo.
Já dizia Peter Drucker, um dos gurus da Administração Moderna, que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Seguem algumas perguntas que vão lhe ajudar a criar essas metas mensuráveis:
- Qual é o resultado esperado ?
- Quanto tempo será necessário para concretizar a meta?
A (ATINGÍVEL): De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida. Os efeitos dessa meta impossível podem ser destruidores para você, para a sua equipe ou para o seu negócio, pois isso gera desmotivação para correr atrás de alcançá-la.
Portanto, quando construir suas metas SMART, é extremamente importante que elas sejam desafiadoras e atingíveis.
R (RELEVANTE): Uma meta, para ser relevante, deve impactar a sua vida ou o seu negócio de modo que você consiga identificar os resultados alcançados. Toda meta a ser conquistada deve ser justificada com algum número importante e de forma que esteja conectado com o seu propósito.
Uma boa pergunta a se fazer é: Por que essa meta é importante?
T (TEMPORAL): Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será alcançada, portanto associe cada meta a um período de tempo que ela deve ser concluída, coloque um prazo limite.
E depois revise a meta com a equipe ou pessoas correlacionadas e verifique se o prazo está de acordo com a realidade.
Gostou do conteúdo? Então comente aqui abaixo, compartilhe.
E se eu puder te ajudar em mais alguma coisa para que alcance seus objetivos, entre em contato.