Tópicos desse artigo:

É muito comum nos sentirmos angustiados, tristes e desanimados, até mesmo confusos ou com raiva com essa situação em que estamos vivendo. E ninguém precisa se sentir culpado por estar assim.

O fato de aceitar-se e permitir-se ser humano é primordial. Não há por que se obrigar estar bem e feliz o tempo inteiro. É natural em um momento ou outro experimentar essas emoções negativas, sobretudo diante da situação vivida no momento. O importante é não deixar com que elas permaneçam e nem dominem.

O que precisa ser feito é estimular as emoções positivas, que servem como antídotos para as negativas, ajudando a limpar e desintoxicar a negatividade.

É conveniente observar os próprios sentimentos e reações diante do acontecimento para que haja maior clareza sobre esse processo de luto e os recursos internos para o enfrentamento. Nesse tipo de situação, buscar apoio, encontrar e conversar com pessoas nas quais se pode confiar e se abrir para sentir-se emocionalmente seguro são de extrema importância.

Além disso, é válido ter em mente que, quando se sentir dominado por emoções negativas e sem ação ou forças para realizar mudança, busque ajuda profissional médica ou terapêutica.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de como se sentir bem, apesar das circunstâncias vividas nesse momento tão conturbado.

Então, como lidar com a tristeza e o desânimo?

1) Aceite-se como ser humano e respeite as etapas do sofrimento; busque soluções para se sentir bem e acolhido como o apoio de pessoas de confiança para se abrir e sentir-se emocionalmente seguro.
2) Procure enxergar as coisas pelo lado positivo, os aprendizados gerados a partir da experiência; entenda que não temos controle sobre as circunstâncias externas e sim na maneira interna de lidar com elas.
3)Estimule as emoções positivas, verdadeiros antídotos contra as negativas: contentamento, alegria, interesse, amor, gratidão, esperança, orgulho, sensação de divertimento, inspiração, enlevo (sentir-se maravilhado).
4) Ria junto com alguém, conte e ouça histórias, resgate as memórias afetivas, escute músicas animadas, pratique um hobby, caminhadas ao ar livre e ações de autocuidado.
5) Tenha um propósito de vida claro , pois quando existe um por que viver, um sentido maior, é possível enfrentar as situações difíceis, se tornando uma razão forte para seguir em frente.

Salve e compartilhe com as pessoas que precisam dessas dicas!

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos