O emagrecimento é muito mais uma questão comportamental e de fundo emocional, psicológico do que verdadeiramente uma questão física.
Um ponto a se considerar é que, se não há nenhuma limitação fisiológica que impede a pessoa de emagrecer, provavelmente o problema está na sua atitude mental em relação ao emagrecimento.
A hipnose é um auxilio nos tratamentos para emagrecer. É importante a pessoa ter orientação e acompanhamento de profissionais, como médico e nutricionista para realizar esse processo.
Ás vezes as pessoas tem uma ideia errônea de que a hipnose não requer esforço e que a pessoa só vai ouvir e que instantaneamente vai emagrecer. E igual a qualquer outro tratamento requer disciplina e força de vontade. Uma coisa importante de esclarecer é que o hipnoterapeuta não emagrece ninguém, ele facilita o processo, somos um guia nesse processo para quem deseja emagrecer. É necessário que a pessoa esteja motivada a mudar, que tenha um propósito forte.
Como funciona?
O processo de hipnose ajuda na mudança de hábitos de vida, como se alimentar melhor, controlar impulsos, fazer atividades físicas e ainda equilibrar o emocional. Por exemplo, a pessoa que tem alguma dificuldade em comer ou escolher alimentos mais saudáveis ou opta por alimentos ou hábitos que não fazem muito bem à saúde, inicia um processo de mudança. Então, começa a escolher um determinado tipo de alimento e deixar de comer outros, inicia uma disciplina e o prazer na pratica de exercícios físicos, desenvolve habilidades e recursos para aumentar a motivação e lidar com os sabotadores . A técnica vai ajudar a pessoa a aumentar o autoconhecimento, a acessar suas respostas emocionais que a conectam àqueles hábitos. A pessoa pode engordar por causa de ansiedade, estresse, carência afetiva e acaba descontando na comida.
Na terapia com hipnose para emagrecer, o objetivo é fazer com que as mudanças sejam duradouras e trabalhar essas mudanças de comportamentos. Nossa mente não sabe a diferente entre imaginação e realidade, quem dita as ordens é o cérebro.
São trabalhadas as seguintes etapas: definição de objetivos claros e positivos, identificação dos gatilhos emocionais e sabotadores, prontidão para efetuar mudanças, visualização mental. E o próximo passo é realizar a auto hipnose, que nada mais é do que a pessoa formular os objetivos que deseja alcançar, em detalhes e com prazos definidos. Por exemplo: emagrecer 1 kg por semana, praticar exercícios físicos 3 vezes por semana durante um período de um mês e repetir todos os dias, imaginando-se com o objetivo já alcançado. Isso tem um grande poder.
Cada sessão dura, em médica, uma hora. A quantidade de sessões vai depender do objetivo de cada paciente e de quantos quilos essa pessoa tem que perder, vários fatores devem ser analisados antes.
Uma técnica bastante utilizada também é a do balão hipnótico. Então, quando é plantado esse balão hipnótico na mente da pessoa, ela passa a se comportar como se realmente houvesse esse balão imaginário.
Uma dica de uma técnica simples que as pessoas podem utilizar é quem deseja saciar-se com mais facilidade ou servir menos comida no prato, antes de comer imaginar-se comendo, mastigar, assim quando começar a comer vai saciar-se mais rapidamente.
Existem muitos mitos sobre a hipnose, é importante desmistificar a técnica para que as pessoas tenham mais acesso ao tratamento que pode servir para resolver diversas questões. O ponto de partida para iniciar o tratamento é a pessoa aumentar a autoconfiança pra realizar as mudanças e ter mais disciplina para seguir firme.
Durante esse mês Isabela Capelão, hipnoterapeuta, realizou uma entrevista para a Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte com a repórter Camila Campos.
Segue abaixo o link da entrevista e o áudio.