Tópicos desse artigo:

 

 

A hipnose é uma eficiente ferramenta para o desenvolvimento humano de forma a gerar mudanças mais rápidas, menos dolorosas ou sacrificantes. Esse método tem sido utilizado para disfunções comportamentais e  tem se mostrado como um importante tipo de terapia auxiliar no tratamento para a dor, tanto agudas quanto crônicas.

Dores crônicas são aquelas que causam desconforto intenso e constante, tais como dores na coluna, LER (lesões por esforço repetitivo), as dores do câncer. A enxaqueca é um exemplo de dor aguda. Muitas vezes as pessoas sofrem com tais dores e não conseguem encontrar alívio apenas com o uso de medicamentos. Nesses casos a hipnose é recomendada como uma técnica que entra como tratamento complementar. Pesquisas indicam que a hipnose proporciona consideravelmente a redução da frequência e intensidade da dor.

O indivíduo deve ter o conhecimento que a hipnose não cura qualquer doença ou mesmo acaba de uma hora para outra com dores crônicas. O mesmo deve ter um acompanhamento médico, pois a hipnose serve como tratamento auxiliar.

A dor sentida, a princípio é somente um estímulo e só será interpretada como dor após o reconhecimento pelo sistema nervoso central. O indivíduo guarda em sua memória a experiência da dor, e isso contribui para sentí-la repetidas vezes.

A dor pode ter um grande efeito sobre os níveis de humor e estresse, pois todas as nossas emoções, crenças e pensamentos estimulam o cérebro. E se você aprender maneiras para lidar com o estresse e relaxar, o sistema nervoso vai lhe ajudar a se sentir melhor emocionalmente e consequentemente reduzir a dor.

E como é realizada?

O estado ou transe hipnótico deixa a pessoa com uma atenção mais focada, mais do que o normal e se desliga do restante que se passa em torno e a pessoa se torna  susceptível a sugestões, proporcionando mudanças fisiológicas, psicológicas ou comportamentais. A hipnose leva a um estado alterado de consciência, facilitando o acesso a emoções e memórias, reconfigurando a experiência dolorosa e produzindo mudanças efetivas na vivência e sensações corporais da dor.

A hipnose consegue modular essas áreas centrais, realizando uma mudança na área onde a dor é interpretada.

Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor a dor e saber que ela está muito mais associada ao sistema nervoso e às emoções.

https://www.youtube.com/watch?v=beHujBav3WU

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos