Tópicos desse artigo:

 

O medo é um sentimento comum a todo ser humano e que nos acompanha nas diversas fases da vida. Afinal, quem não teve medo do escuro quando criança?

Porém, é importante saber quando esse medo se torna um impedimento para você viver de forma saudável e feliz. Quando ele te impede de realizar tarefas importantes para a sua vida pessoal e profissional ou compromete a vida social como viajar de avião, dirigir ou entrar em elevadores, conviver socialmente ou falar em público, torna-se necessário buscar ajuda. Caso contrário, o quadro poderá evoluir para crises de pânico, insônia, transtorno de ansiedade e até depressão. Além disso, podem levar à perda de oportunidades em diversas áreas e da qualidade de vida.

Estes casos de medo irracional e situações que geram na pessoa uma ansiedade desproporcional à circunstância em si, são chamados de fobia. O tratamento pode ser realizado por meio de terapia, que ajuda a superar a fobia. Uma das ferramentas que utilizo e considero mais eficaz é a hipnose, que proporciona bons resultados de maneira rápida e assertiva, não é invasiva e totalmente sem contraindicações.

A hipnose, como ferramenta terapêutica, possibilita a descoberta de sentimentos e memórias relacionados à fobia e ao medo paralisante, a identificação de traumas que serviram de gatilho para, em seguida, ressignificar e superar a fobia.

💌 Se você tem alguma fobia que o impede de viver como gostaria, me envie um e-mail ou agende uma sessão.

São inúmeros os tipos de fobia e as nomenclaturas são bem diferentes. As fobias são extremamente comuns e atingem quase 20% da população. Porém, ainda são muito mal compreendidas por quem está próximo a pessoas fóbicas.

Conheça os 11  tipos de fobia mais comuns  e a sua nomenclatura.

1) Claustrofobia: é quando a pessoa sente medo dentro de ambientes fechados ou pequenos, como elevadores.

2) Agorafobia: é o medo excessivo em situações ou lugares onde escapar seria difícil ou embaraçoso, como multidões ou lugares públicos.

3) Aractonofobia : é a fobia de aranhas

4) Catsaridafobia: é quando a pessoa tem fobia de baratas

5) Herpetofobia: é a fobia de répteis, anfíbios e animais que rastejam, como a lagartixa e outros semelhantes.

6) Nictofobia: é quando a pessoa se sente amedrontada em ambientes escuros e de difícil visibilidade.

7) Acrofobia: é o medo exagerado de altura como prédios muito altos, mirantes, roda gigante.

8) Glossofobia: é o medo exagerado de falar em público.

9) Aerofobia: é medo irracional de viajar de avião, de se movimentar ao ar livre.

10) Hematofobia: é o medo irracional e exagerado de sangue e tudo o que o envolve.

11) Tanatofobia: é a fobia da morte e tudo que está relacionado à ela como funerais, caixões, doenças terminais e outras.

Ficou curioso sobre o assunto?

Eu te convido a ouvir o podcast Divã Jovem Pan, que eu falo sobre o tema em resposta a um ouvinte com fobia de avião. Acesse p link abaixo:

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Confira outras leituras como essa:

Em primeiro lugar, é importante definir o conceito de válvula de escape. O conceito que vem da mecânica, significa a válvula que abre automaticamente, permitindo

  Quem nunca jogou Super trunfo, Jogo da vida, War, Detetive, Scotland Yard, Banco imobiliário, Lince, Boa viagem, Cara-a-Cara, Blefe de mestre, dentre outros jogos?

  Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho

Será uma doença ou uma cura? Ou nenhum dos dois? Um sintoma, um impulso? Eu posso dizer que é algo que vem de dentro. Ela

Saiba que o astral e a energia positiva contagiam e que eles são resultados dos nossos pensamentos e comportamentos. E o nosso cérebro é o

                    Novela nunca foi o meu passatempo preferido. Desde muito tempo não assisto e muito menos