
A Psicologia positiva é um movimento dentro da psicologia iniciado no ano 2.000 por Martin Seligman, com a proposta de focar e observar os fatores positivos das pessoas. Foram realizados diversos estudos sobre o bem-estar e sobre o que faz com que o ser humano tenha mais bem-estar e felicidade, funcionando como um incentivo para que outras pessoas alcancem satisfação na vida.
A psicologia positiva divide-se em três grandes áreas de estudo: as emoções positivas, as características individuais positivas e as instituições positivas
Os psicólogos Martin Seligman e Christofer Peterson acreditavam que os seres humanos tem a possibilidade de escolher viver uma vida com foco nos aspectos positivos, e foi a partir disso que eles decidiram se aprofundar mais nos estudos para entender a melhor versão do ser humano. Os autores sugerem que essas virtudes possivelmente tem um componente biológico e nos ajuda a atingir a excelência ao lidar com as adversidades e desafios, constituindo um aspecto importante na evolução humana. Então, eles identificaram seis virtudes universais, comuns entre pessoas das mais diversas religiões, tradições, etnias, filosofias e culturas e vinte e quatro forças de caráter, considerados fatores psicológicos que definem as virtudes. Este estudo foi publicado em 2.004.
Cada pessoa tem uma personalidade única, definidas pelas forças pessoais ou de caráter. As forças de caráter são características individuais positivas que, quando colocadas em prática, contribuem consideravelmente para o desenvolvimento do indivíduo. É importante entender que as vinte e quatro forças de caráter são os caminhos para atingir essas virtudes.
Segundo Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, só é possível ser feliz plenamente quando descobrimos e vivenciamos as nossas forças no dia a dia e em todas as esferas da vida.
As seis virtudes universais encontradas são:
- Sabedoria
- Coragem
- Humanidade
- Justiça
- Temperança
- Transcendência
A cada uma dessas virtudes estão associados grupos de forças de caráter, que são apresentadas a seguir:
Virtude: Sabedoria
Forças: Amor ao aprendizado, Mente aberta, Criatividade, Curiosidade, Perspectiva.
Virtude: Coragem
Forças: Bravura, Persistência, Integridade, Vitalidade.
Virtude: Humanidade
Forças: Amor, Bondade, Inteligência Social
Virtude: Justiça
Forças: Cidadania, Equidade, Liderança
Virtude: Temperança
Forças: Humildade, Prudência, Autocontrole, Perdão
Virtude: Transcendência
Forças: Apreciação da beleza, Gratidão, Esperança, Humor, Espiritualidade
O objetivo de realizar o teste é você conhecer as suas forças pessoais, ter consciência da sua aplicação e desenvolver maneiras de utilizá-las para alcançar uma vida mais engajada, significativa e feliz.
No resultado, as seis primeiras forças definidas no teste são as suas forças pessoais, os traços mais marcantes e naturais da sua personalidade.
Descobrir as suas forças e vivenciá-las é um importante caminho para a plenitude, bem-estar e a felicidade.
Quer conhecer suas forças pessoais?
Faça o teste gratuitamente pelo site oficial da Via Character, clicando no link abaixo e comente aqui!
https://www.viacharacter.org/account/register
Se quiser saber um pouco mais sobre como utilizar a psicologia positiva e como potencializar essas forças pessoais para alcançar uma vida mais feliz, entre em contato ou agende um horário!
