Essas últimas semanas do ano são sempre boas para refletir e para fazer um levantamento sobre os pontos positivos, negativos, sobre o que valeu a pena e como podemos fazer acontecer em 2022.
Um bom planejamento é sempre importante para transformar os sonhos em realidade, em qualquer momento da vida. Então, faça uma lista dos seus desejos, defina os seus principais objetivos para próximo ano e crie metas para concretizá-los. Como fazer isso?
O Road Map é uma importante ferramenta que funciona como um mapa ou guia para a concretização de projetos e objetivos, para colocar as ideias em prática. Traduzindo do inglês para o português, road map significa algo como mapa dos caminhos ou roteiro e conhecido como rota de ação.
Então, essa ferramenta ajuda a definir o ponto atual, o destino desejado e o roteiro a ser percorrido. Essa poderosa técnica funciona como uma linha do tempo e contribui muito para a compreensão do período e das ações necessárias para realização de cada etapa de um projeto, qualquer que seja ele. É o passo-a-passo rumo aos seus objetivos.
Com a ajuda do Road Map, você define o seu momento atual, onde deseja chegar, os passos anteriores que foram dados para chegar até ali e determina as datas. Nesse sentido, as metas e os objetivos são definidos do final para o início – do ponto 3 para o ponto 1, conforme a figura.
A minha sugestão é que você escolha um papel ou um quadro grande, onde você possa desenhar todo o percurso detalhadamente e apenas siga essa imagem como um direcionamento. Então, vamos começar a traçar a sua rota?
- Defina de forma detalhada as suas expectativas futuras, os seus objetivos e sonhos, como deseja estar em qual setor da vida e determine a data – ex: final do próximo ano. Escreva no ponto 3 e sem filtros, ou seja, sem se limitar por questões financeiras, de saúde, tempo ou outros impedimentos;
- Defina o seu momento atual, como você está hoje em relação aos seus objetivos. Escreva no ponto 1 a sua situação sendo sincero consigo mesmo;
- Em seguida, partindo do ponto 3, ou seja, dos seus objetivos e sonhos, verifique os passos dados anteriormente e em quais datas. E repita isso até chegar ao ponto de partida, ou seja, o ponto 1. Inicialmente pode parecer um pouco desafiador, pois é contrário à nossa linha de pensamento e raciocínio. Porém, com a prática e uso dessa ferramenta, determinar as ações necessárias para se alcançar um objetivo se torna uma tarefa bem mais simples.
Depois do Road Map preenchido do ponto 3 até o ponto 1, passando pelo ponto 2 e com as datas e ações bem definidas, o passo seguinte é a validação, ou seja, olhando do momento presente para o futuro e verificando se está tudo bem alinhado e, se precisar, faça alterações. Dessa maneira você já tem todo o planejamento e as ações para chegar ao destino que deseja. Então, partiu realização de sonhos e projetos!
Deseja saber mais sobre o Road Map, quer ajuda para montar o seu Road Map para o próximo ano de forma personalizada ou ainda deseja colocar as suas ideias e objetivos em prática mais rápido?
Entre em contato respondendo esse post!