Você sabia que a indiferença é um dos piores sentimentos? Pois é, e quando ele é encontrado de forma constante no ambiente de trabalho pode ser mais danoso ainda.
A indiferença é um misto de desprezo com desdenho. É como se a outra pessoa nem existisse ou ainda que ela exista, mas como se tudo que ela fizesse não tivesse importância alguma: o que ela diz não é ouvido, o que ela comunica não é respondido ou sequer considerado….. Isso desmotiva qualquer ser humano, por mais automotivado que ele seja.
A ausência de feedback e a falta de retorno do líder é visto como uma não adequação ou mesmo um desprezo pela pessoa e, sem essa comunicação torna-se difícil entender o que está acontecendo, quais são as expectativas ou ainda a razão da falta de interesse pelo trabalho da pessoa. Pessoas valorizadas produzem mais e assumem mais responsabilidades.
Não cumprimentar as pessoas na hora que você chega ao trabalho, não olhar diretamente para os olhos e fingir que todos ou alguns são invisíveis é um erro e tanto, sobretudo quando se trata de gestores.
Por menor interesse que o gestor tenha no assunto ou por menos tempo que tenha disponível, o mínimo que ele deve fazer é prestar atenção ao que o colaborador ou o par tem a dizer, ouví-lo e dar uma resposta, um feedback para que o indivíduo sinta-se confortável no ambiente. Esse é um dos fatores mais importantes para a motivação das pessoas e para os colaboradores se sentirem bem e com vontade de trabalhar em tal empresa.
A indiferença duradoura dentro do ambiente de trabalho, além de desmotivação gera a redução da produtividade, dos resultados e do engajamento do colaborador, podendo causar um isolamento e consequentemente a síndrome de burnout, que é o mais alto nível de stress.
Esse tipo de atitude pode gerar consequentemente outras emoções negativas como raiva, apatia, exaustão, sensação de ter a energia sugada. Nas empresas, quando os profissionais estão apáticos e desanimados, é sinal importante de que a equipe está desmotivada. A indiferença também gera impacto na retenção de colaboradores de confiança, de líderes, de talentos, de sócios que poderiam contribuir e realizar um excelente trabalho. Nota zero para a indiferença e falta de consideração.
É preciso criar um ambiente de trabalho agradável e que proporcione bem-estar. Falar, informar, conversar, explicar, olhar nos olhos, entender e dar exemplos: assim é possível engajar e motivar os colaboradores e reter talentos.
Então preste atenção à sua equipe, aos seus pares, aos colaboradores de sua empresa…. se estão desmotivados no trabalho, pois isso pode ter um preço bem alto.
Chega um momento em que todos aqueles que são tratados com descaso, com indiferença e quando a sua presença não é valorizada, tendem a ir embora, a sair de tal situação. A conduta organizacional da indiferença resulta na seguinte situação: parte dos colaboradores, mesmo decepcionados e desmotivados, por algum motivo permanecerão na empresa, porém com baixíssima produtividade e contribuindo com uma cultura desmotivadora e de insatisfação. A outra metade buscará novas oportunidades no mercado.
Sabe o que é pior? É perceptível que a indiferença tem ganhado espaço em várias áreas da vida e nas relações entre os seres humanos. Quanto mais centrados em nós mesmos e ausentes, ou dissociados do mundo ao nosso redor, quanto menos conscientes dos nossos propósitos e da necessidade da conexão, do envolvimento com outras pessoas, mais indiferentes nos tornamos.
A impressão que tenho é que falta atenção, dedicação, empatia e sentimentos positivos, de coletividade dentro das organizações e na sociedade. Nisso, perde o colaborador, perde o líder, perde o cliente e muito mais perde a empresa, o país.
Essa dor é sentida principalmente com a queda dos resultados, da lucratividade e muitas vezes a situação é imperceptível aos olhos dos gestores ou donos da empresa. Isso está refletido nas atitudes da liderança, ou seja, uma liderança aberta, participativa e transparente contamina a empresa inteira com essa postura. E o contrário também é verdadeiro.
Uma pesquisa na qual foram entrevistados executivos de diferentes setores constatou que 68% dos clientes param de fazer negócio com as empresas quando sentem-se tratados com indiferença. Quando o colaborador ou o gestor sente-se desvalorizado, indiferente na empresa, o cliente fatalmente terá a mesma sensação. Ou seja, o tratamento interno reflete no tratamento ao público externo.
Você já parou para prestar atenção nisso?
Já parou para prestar atenção e dedicar um tempo a ouvir, a responder, a valorizar os colaboradores de sua equipe, seus pares, seus sócios? Percebe a importância?
Cuidado: o que pode não parecer uma prioridade para você, pode acabar com o seu negócio.
A melhor notícia é que existe uma solução para mudar esse quadro de indiferença.
Seguem 6 dicas:
– Passe um dia trabalhando no mesmo ambiente dos seus colaboradores para que eles percebam que você é acessível e está ali para ajudar, contribuir;
– Peça opinião, se importe, olhe nos olhos, dê atenção;
– Crie o hábito de dar feedback´s, ao menos de maneira informal;
– Ouça o que o colaborador ou colega tem a dizer, participe das reuniões e discussões ativamente;
– Dedique parte do tempo do seu dia para interagir com as pessoas, para responder às solicitações;
– Palavras de incentivo ou um simples telefonema no dia do aniversário podem transformar um ambiente.
– Os programa anti-stress e os processos de Coaching auxiliam os líderes a identificarem problemas relacionados ao stress, à apatia e à desmotivação para então desenvolverem habilidades, competências e adequarem seus comportamentos em relação à equipe, aos pares e aos colegas, para que esses profissionais assumam uma postura mais positiva e motivada em relação a si mesmos, ao trabalho e à vida como um todo. Essas práticas positivas levam o grupo a sentir-se importante, engajado e sempre motivado a ir além.
Respostas de 6
Eu estou vivendo isto 😔 não sei mais o que fazer, meus colegas são a igual a mim em questão de cargo,mais vendo eles comentarem de salário descobri que sou a única que tenho o salário menor,e falam q meu setor não é prioridade,a chefe compra produtos de limpeza utensílios para minhas colegas e pra mim não as vezes eu peço mais mesmo assim ela não me dá,as outras ganham uniformes novos eu não, tudo que eu faço ela não faz nem questão de ver e fica elogiando as outras na minha frente, já riram de mim já jogaram coisas como roupa suja na minha cara eu não sei mais o q fazer pois preciso do emprego, preciso de ajuda.estou num esgotamento muito ruim já pensei em suicídio.
Olá, Mel. Obrigada por compartilhar por aqui o seu momento.
Espero, nesta resposta, poder ajudá-la de alguma forma, pois sempre existe mais de uma saída para as situações difíceis. Eu te convido a olhar e enxergá-las de uma outra maneira. Combinado?
Primeiramente, se você trabalha numa empresa em que as pessoas com o mesmo cargo e função recebem um salário diferente do seu, acredito que não seja justo e nem legal, podendo ser enquadrado como discriminação também. Para saber mais dessas questões, acho interessante você consultar um advogado para entender os seus direitos e a situação, de maneira que você não seja prejudicada.
Um outro ponto é que, se nesta empresa que você trabalha tiver um setor de recursos humanos, talvez você possa procurá-los para questionar e entender a situação.
E a terceira coisa que eu te falo é que, na vida, também não podemos ficar esperando algo dos outros, como reconhecimento e elogios. Isso precisa começar de nós mesmas, de dentro para fora. Então, fortaleça o seu amor próprio, a sua autoestima e o senso de autovalor e não olhe para você com pena. Tem um episódio do Podcast Divã Jovem Pan que eu falo sobre isso. Vale a pena conferir.
Entendo que você, por precisar do emprego, está aceitando essa situação por mais dolorosa que pareça. Por outro lado, o que você acha de começar a procurar outro emprego, em outro lugar, e quando conseguir, sair deste que tanto te faz mal? Acredito que essa seja uma boa opção.
Infelizmente estou passando por essa situação e assustadora mim sinto o pior ser humano e como eu não servisse pra nada dentro dentro da empresa horrivelmente, mim sinto angustiada não sei mais o que fazer.
pois mim sinto desconfortável incapaz de evoluir dentro da organização.
Angelica, obrigada pelo comentário. Você já buscou trabalhar em outra empresa que se sinta mais valorizada, confortável e capaz de evoluir? Porque se está tão insatisfeita, o que te mantêm aí nessa empresa? Essa é a primeira pergunta que deve se fazer, pois talvez essa seja a melhor alternativa, por mais difícil que possa parecer.
Outro ponto é desenvolver o seu autovalor, amor-próprio, autoestima e autoconfiança. Isso vai te fortalecer, pois acreditando em si, você não vai aceitar menos do que acha que merece. Busque meditações guiadas com esse intuito, afirmações positivas e acredite que você é capaz. Ame-se em primeiro lugar, descubra os seus pontos fortes e se desenvolva. Vamos mudar essa situação?
E pessimo conviver com pessoas que só fica desfazendo do trabalho do outro,trabalhei muito tempo em um ambiente assim,só não desisti porque sabia quem eu era,meu companheiro de trabalho sempre me prejudicava, para eu não ter nenhum prestigio no grupo, escondia os produtos para eu não saber onde esta, quando alguem vinha buscar os produtos produzidos eu não sabia onde estava,então ele dizia para todos não peça nada ao ( fulano ) ele não sabe de nada, assim foi desprezado entre os colegas de trabalho, ate que a firma mudou e fiquei livre do tal.
Realmente tudo muito importante .Principalmente no que tange ao cliente.Se você entra em uma loja e os vendedores fingem que não vêem você, é péssimo e dá vontade de sair e não voltar mais.