
Com a pandemia se alastrando pelo país, muitas pessoas temem perder o emprego e a renda. “Quais são as habilidades e competências fundamentais para os profissionais enfrentarem a crise e continuarem no mercado?”, é uma pergunta recorrente. Nos últimos 100 anos o Brasil não enfrentou nada similar, na qual a humanidade lida com algo desta magnitude. Diante disso, uma coisa é certa: o coronavírus mudou e vai transformar ainda mais as formas de se trabalhar e os modelos de negócios. Ainda assim, a história prova que o homem é um ser capaz de se adaptar.
É hora de todos se desenvolverem e de se reinventarem. A partir de agora, há uma necessidade diferente das empresas e dos consumidores. Por isso, os profissionais e empresários precisam se adequar a essa nova dinâmica de trabalho. Adotar novos hábitos, desenvolver novas competências, comunicar-se assertivamente, adequar os modelos de negócios e de gestão, da infraestrutura e a relação com as tecnologias, tornou-se fundamental a partir de agora.
A crise, de proporção global, surpreendeu empresas dos mais diversos tamanhos e setores. A conjuntura atual exige novas maneiras de pensar e de se comunicar no ambiente corporativo. Surgem demandas por novas formas de trabalho como intranets empresariais, ferramentas de conferência online, plataformas colaborativas. Além disso, a situação atual exige uma adequação das empresas, da maneira de vender e de entregar produtos e serviços. É a disrupção do ambiente físico para o digital. O mundo já mudou!
Uma série de competências é necessária para atingir esses objetivos, o que inclui desde as “soft skills” (ligadas a comportamentos e atitudes) até as “hard skills” (habilidades técnicas específicas para a realização de tarefas determinadas).
A situação atual exige colaboração, empatia, confiança, respeito, persistência, disciplina, criatividade, foco, paciência e equilíbrio emocional, além de despertar características humanas antes negligenciadas.
Para enfrentar este momento turbulento e para traçar objetivos a curto, médio e longo prazo, o planejamento estratégico não pode sair de cena. Ele é muito importante, principalmente para que as empresas e as pessoas saibam para onde devem caminhar e o que é necessário desenvolver, garantindo um futuro.
Percebemos o quanto essa rapidez nos conduz à frente das oportunidades. Em alguns momentos, ficar analisando demais e tentar acertar não funciona, precisamos pensar com rapidez e acessar nossos recursos para escolher a melhor maneira de resolver problemas, com o menor impacto e agir. Buscar estratégias e maneiras para resolução de problemas tornou-se de extrema importância.
A situação é delicada e incomum para todos, tornando-se necessário mais responsabilidade, autonomia, disciplina e resiliência, habilidades a serem implementadas, estimuladas ou desenvolvidas.
Essas demandas e mudanças abruptas geram insegurança e impactos na saúde mental, física e emocional do indivíduo. O desequilíbrio emocional leva ao desequilíbrio físico, ou seja, começam a surgir as doenças. Desde uma alergia, uma insônia, a uma doença crônica ou a um câncer ou derrame cerebral. Podem causar uma síndrome de burnout, ou seja, um esgotamento, o estresse em seu nível mais alto.
Imagine quando esse período de isolamento acabar e como será o retorno ao trabalho. É preciso que todos compreendam que é normal sentir-se abalado emocionalmente durante e após esse período de pandemia. Por isso, é importante que, tanto empresários quanto líderes e colaboradores das empresas, se preparem, abordem esse assunto nas reuniões e trabalhem essas questões com a ajuda de profissionais.
Esperança, otimismo, positividade e leveza ajudam a tornar o ambiente de trabalho ou a empresa mais preparada e mais acolhedora para enfrentar as adversidades e seguir em frente.
O equilíbrio emocional se torna primordial para que os profissionais e empresas enfrentarem esse momento e retornarem bem ao trabalho. O retorno ao trabalho será algo muito além do que compartilhar um espaço e entregar resultados. Será um ambiente de troca e compartilhamento, de experiências e de aprendizados, de incentivo.
A Meus Miolos está pronta para ajudar pessoas, equipes e empresas a transformarem crises em oportunidades, com positividade e leveza. Entre em contato para saber como enfrentar esse obstáculo e seguir em frente.
