Para quem está montando um negócio , o mais importante inicialmente é fazer um planejamento estratégico para conduzir as ações, montar o negócio e obter sucesso. Mais de 70% das empresas que fecham suas portas, tem como causa principal a falta de planejamento estratégico.
Existem algumas ferramentas que podem ajudar , como o Canvas e o 5W2H. E a partir desse planejamento são criadas metas e objetivos Smart ( específico, mensurável, atingível, relevante, temporal) e os planos de ação.
O autoconhecimento é fundamental, assim como ter bem claro o seu propósito alinhado ao negócio. Mesmo sabendo que o objetivo é obter ganhos financeiros, é importante identificar o impacto que esse negócio tem na sua vida, pois isso vai te manter no trilho e não desistir.
Atualmente existem ferramentas de autoconhecimento e de avaliação de perfil comportamental. E com elas é possível realizar um mapeamento dos perfis complementares, ajudam a definir um perfil de sócio, de funcionário e inclusive do negócio. Ás vezes a pessoa vai na onda do tipo de negócio que está em alta e acaba se dando mal.
Normalmente, uma pessoa decide abrir um negócio e realizar o que sabe e gosta de fazer, ou seja, a sua paixão. Porém, a partir do momento que a pessoa vai construir uma empresa, ela precisa ser gestor e empreendedor e, diante disso, desenvolver algumas habilidades e competências. Empreender é aprender o tempo todo, é ter coragem, é se arriscar, é dedicar-se e desenvolver uma mentalidade empreendedora.
Algumas perguntas a fazer para quem está abrindo um negócio é: onde deseja chegar (montar um planejamento de curto, médio e longo prazo) , qual o capital necessário para manter esse negócio durante um tempo e estruturar o negócio. É importante também identificar os fatores críticos de sucesso, ou seja, o que pode impedir que os seus planos se concretizem, quais serão os seus desafios e os recursos que você tem e os que serão necessários para enfrentá-los.
Um processo de coaching ou uma consultoria auxiliam muito o empreendedor nesse momento de abrir um novo negócio, inclusive quando se tem dúvida de qual tipo de negócio investir.
Leia o texto completo no link abaixo, que foi publicado com exclusividade no Jornal Tudo BH, na página 17 da seção de Capacitação, no dia 9 de novembro de 2019 e que teve a contribuição da Isabela Capelão, coach de negócios.