
Ser muito exigente consigo mesmo, em muitos casos, não é uma atitude positiva para a sua saúde emocional e mental. Ao invés de você estar se auto aperfeiçoando, na verdade, a autocobrança excessiva é uma forma de se depreciar, que pode trazer consequências negativas para todas as áreas da sua vida, desde relacionamentos, carreira e até saúde física.
Se você é uma pessoa com autocrítica em excesso, está propensa a se sentir mais ansiosa e deprimida. Afinal, nunca está satisfeita com suas conquistas e tem um padrão muito alto, acredita que “não é boa o suficiente” ou que “nada está tão bom quanto poderia ficar”.
Além disso, está sempre diminuindo a sua autoestima e se comparado. Porém, quando você se compara com outras pessoas, as coisas pioram ainda mais, pois a “régua” se eleva e ficam cada vez mais inalcançáveis os objetivos. Então, isso gera um baita sentimento de frustração, não é mesmo? 😞
Se você se identificou com esse texto, chegou o momento de virar o jogo e começar a se valorizar e se amar ou buscar auxílio profissional. Todos nós somos imperfeitos e merecemos ser feliz. 🤗
👉 Para te ajudar nessa caminhada, separamos algumas dicas para você:
- Trabalhe a auto aceitação para abraçar quem você realmente é;
- Reconheça e respeite os seus limites;
- Faça um planejamento e divida os objetivos em pequenas metas, reconheça e comemore a conquista de cada uma dessas metas;
- Invista em terapia e conte com a ajuda de um profissional para aumentar a sua autoconfiança e enfrentar os desafios com mais leveza;
- Trate a si mesmo como um amigo. Somos todos imperfeitos, por isso seja gentil e ame-se, em primeiro lugar.

Saiba que uma má gestão é o principal motivo dos colaboradores pedirem demissão e isso ocorre porque o líder, além de ser um exemplo, é peça fundamental para o desenvolvimento, incentivo e alcance de resultados dos colaboradores da equipe. Dessa forma, ter um bom líder impacta no clima organizacional da empresa, na lucratividade e no bem-estar dos colaboradores.
Por outro lado, a liderança também precisa de colaboradores engajados, comprometidos e empenhados em fazer o seu melhor. Afinal, a maior exigência vem do mercado ou de níveis hierárquicos superiores. Então, é preciso ter um equilíbrio e uma abordagem adequada para repassar os resultados desejados e instruir, capacitar e motivar o colaborador para que ele possa fazer o seu melhor. É importante pensar sobre a possibilidade de melhoria no relacionamento entre líder e liderado, alinhar as expectativas e expor as dificuldade junto à liderança.
O entendimento do perfil comportamental, dos talentos e motivadores das pessoas da equipe é importante para que seja feito um processo de recrutamento e seleção adequado, sobretudo com o do líder. Além do fato de ter uma equipe mais coesa, engajada e de extrair o melhor de cada um. O primeiro passo é esse: implementar, capacitar e incentivar, pois o feedback e treinamentos comportamentais são excelentes alternativas para obter resultados positivos e melhorar o clima organizacional.
Nós aqui da Meus Miolos realizamos análises de perfil comportamental, o Assessment Alfa e ainda treinamentos comportamentais. Será que o momento de experimentar algo novo e melhorar os seus níveis de autocobrança ou o engajamento da sua equipe? Entre em contato!
