As redes sociais de modo geral proporcionam a aproximação entre as pessoas em todo o mundo. Temos à nossa disposição vários aplicativos que permitem uma comunicação rápida e efetiva, como e-mails e aplicativos de mensagem instantânea, além de aplicativos específicos para fazer novas amizades e parceiros amorosos. Porém, esses serviços são constantemente usados como ferramenta de propagação da violência e da intolerância.
O que leva as pessoas a cultivar tanto ódio e raiva na internet? As opiniões divergentes!
Infelizmente a empatia está cada vez menor no mundo virtual, as pessoas só querem falar e não querem ouvir, não aceitam opiniões divergentes e partem para a apelação, só olham para o próprio umbigo e o que é bom para ele é o que importa, sem pensar no impacto global, um julgamento atrás do outro, vomitam o que for preciso para provar que a própria opinião é a mais certa ou a melhor. É plausível não concordar com o outro, pois as pessoas são diferentes mesmo e possuem ideias e ideais variados, mas querer impor algo através de discursos de ódio não justifica.
Podemos dizer que a falta de empatia é o câncer do mundo! As pessoas precisam aprender a se colocar no lugar do outro, a entender opiniões e posicionamentos contrários, enxergar o todo, ampliar a visão de mundo e, acima de tudo, parar de julgar e olhar para si mesmo, desenvolver mais controle emocional, respeito e tolerância.
O que considero mais engraçado, ou talvez trágico é o quanto as pessoas só enxergam o erro e essa falta de empatia do lado do outro e não aprendem a olhar para si mesmos.
A internet, com a pluralidade de vetores sociais que possui é o ambiente ideal para a diversidade de conceitos, crenças e valores. E sabe o que é pior? A pessoa mais atingida é aquela que alimenta essa emoção negativa.
Existem estratégias que oferecemos aqui na Meus Miolos, para lidar com o stress, com a impaciência , intolerância, para aliviar a raiva, quebrar crenças e desenvolver habilidades para ser uma pessoa mais empática, mais satisfeita, equilibrada, alegre e em paz com a vida.
Eu lhe convido hoje a fazer uma autoanálise e identificar o que faz você alimentar tanta raiva e o que o impede de ser mais empático e aceitar o ponto de vista das pessoas. Aceitar quer dizer respeitar e não concordar. Que tal experimentar ?
Como disse Mahatma Gandhi: “Olho por olho e o mundo acabará cego”.